Saiba como funciona o câmbio dos carros de Stock Car

Saiba como funciona o câmbio dos carros de Stock Car

Saiba como funciona o câmbio dos carros de Stock Car

O câmbio eletrônico apareceu na F1 com a Ferrari em 1989. Hoje, a tecnologia de troca de marchas por meio de aletas instaladas atrás da direção é bastante trivial na principal categoria do automobilismo mundial. No entanto, esta “novidade” só foi desembarcar na Stock Car em 2014! Até então, A Stock ainda utilizava a transmissão com alavanca posicionada do lado direito dos pilotos.

Popularmente conhecidas como borboletas, as aletas facilitam a troca de marchas durante as corridas, e também contribuem para a manutenção do câmbio. Além de não permitir erro no giro do motor durante o escalonamento das marchas, a tecnologia aumenta a segurança dos pilotos, que não precisam mais tirar uma das mãos do volante para fazer a alteração. Nas curvas, os competidores poderão fazer a troca segurando o carro com mais firmeza.

Allam Khodair, que compete na Stock Car desde 2005, viveu a transição do sistema câmbio. Embora a mudança tenha sido grande, para ele, a adaptação foi tranquila: “Eu já usava este tipo de cambio há uns cinco anos nos campeonatos de GT que eu disputava ao lado do Marcelo Hahn. Usamos este tipo de câmbio tanto na Ferrari quanto na Lamborghini. Mas isso não quer dizer que a mudança tenha sido pequena. Esse câmbio é muito mais simples. Esta foi uma evolução bastante necessária”, disse.